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Microsoft compra controladora da Bethesda por US$7,5 bi

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira que irá adquirir a ZeniMax Media por 7,5 bilhões de dólares, fortalecendo a oferta de jogos do Xbox com o estúdio por trás de títulos como "Fallout" e "Doom".


14/06/2016 REUTERS/Lucy Nicholson
Foto: Reuters

A ZeniMax é a proprietária da Bethesda Softworks, que também desenvolveu sucessos como "The Elder Scrolls", "Wolfenstein" e "Dishonored".

A Microsoft disse que planeja trazer os futuros jogos da Bethesda para seu serviço de assinatura mensal Xbox Game Pass quando forem lançados no Xbox e computadores. O Game Pass agora tem mais de 15 milhões de assinantes, acrescentou a Microsoft.

O setor de games tem se beneficiado devido à forte demanda de jogadores isolados durante a pandemia de Covid-19, e a Microsoft aposta em oferecer aos usuários muitas maneiras de jogar por meio de seu serviço de nuvem e consoles com preços diferentes.

A Microsoft disse que o negócio com a ZeniMax será fechado no segundo semestre do ano fiscal de 2021 e terá um impacto mínimo no lucro operacional ajustado nos anos fiscais de 2021 e 2022.

(Fonte: Reuters) - 21/09/2020
MERCADO EM TORNO DO SISTEMA ANDROID MOVIMENTOU R$ 136 BI NO BRASIL

Número é de 2019 e foi calculado pela consultoria Bain & Company a pedido do Google. Leva em consideração a cadeia de produção de aparelhos e investimentos das operadoras em infraestrutura.

Levantamento traça também perfil do desenvolvedor de apps.

O sistema operacional móvel Android está presente na maioria dos aparelhos celulares e tablets do Brasil, e por isso mesmo movimenta um volume colossal de dinheiro. Estimativa da consultoria Bain & Company, formulada a pedido do Google aponta que quase 2% do PIB de 2019, ou seja, R$ 136 bilhões, foram gerados a partir da venda de aparelhos e serviços ligados à plataforma – do desenvolvimento de apps a planos de conectividade.

Ainda de acordo com o estudo, realizado pela primeira vez no Brasil, estima-se que 630 mil empregos estão nesta cadeia de valor direta da plataforma Android, o que equivale a aproximadamente 35% dos trabalhadores na indústria de tecnologia e telecomunicações.

Desde 2002, quando a Blackberry lançou o primeiro smartphone do mercado brasileiro, o número de fabricantes saltou para 13, que vendem 50 milhões de dispositivos por ano (3% do total mundial, 56% do total da América do Sul).

Para chegar ao número, a consultoria considerou o mercado de smartphones desde a montagem, passando pela venda no varejo, seguros e assistência, e também de acessórios. Considerou ainda a venda dos apps na loja de aplicativos e serviços de desenvolvimento. Usou ainda números das operadoras de telecomunicações de investimento em infraestrutura, manutenção de rede e call centers para calcular o movimento financeiro em torno dos serviços de conectividade que passam pelos dispositivos e apps Android.

PERFIL DOS DESENVOLVEDORES
O estudo também fez um levantamento do perfil demográfico do profissional que trabalha desenvolvendo programas para Android. De acordo com o material, 80% dos desenvolvedores do país trabalham com o sistema operacional. Para 73%, o Android é a principal plataforma de programação.

O estudo indica que 59% dos programadores têm até 29 anos, 69% são do sexo masculino, 52% têm ensino superior completo, e 65% vivem na região Sudeste do país. Além disso, 42% têm renda que os inserem na classe C.

A pesquisa aponta ainda que o desenvolvedor local busca o Android por oferecer plataformas de código aberto de desenvolvimento, permitir a publicação de app ainda em estágio alfa ou beta de criação, e com investimento baixo. Ainda assim, a loja de apps da Apple, que usa o sistema rival iOS, é vista como mais segura e oferece maior retorno sobre o investimento.

(Fonte: Rafael Bucco) - 21/09/2020
Pac-Man Geo transforma Google Maps em fases de jogo

Game funcionará com realidade aumentada e já está disponível para pré-registro em dispositivos com Android e iOS

Pac-Man Geo é o novo jogo de realidade aumentada, desenvolvido numa parceria entre a Bandai Namco e o Google, para a Android e iOS. O game estará disponível em 170 países e tem previsão de lançamento ainda para 2020. Já é possível fazer o pré-registro na App Store e Google Play.



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Foto: Tecnoblog

A ideia é bem interessante: Pac-Man Geo é um jogo de ação que usa os caminhos das rodovias do Google Maps como seu próprio mapa. Ao selecionar uma região para servir como "fase", os jogadores montam seu próprio desafio Pac-Man em tempo real.

A partir daí, todo o gameplay clássico do game da bolinha amarela faminta se molda, por meio de realidade aumentada, ao local que você escolher. Isso com direito às pastilhas, fantasmas e frutinhas.

Pac-Man Geo está sendo desenvolvido desde 2018, quando todas as verificações técnicas começaram a ser feitas (para checar a viabilidade de um game nesses moldes).

Acho incrível que Bandai Namco tenha levado tanto tempo para começar a trabalhar num jogo com essa ideia (e não apenas uma ação sazonal), porque é genial! É também uma excelente forma de matar a sua produtividade. Vai se preparando.



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Foto: Tecnoblog

A desenvolvedora japonesa afirma, em comunicado à imprensa, que "enquanto foram mantidas as regras simples de Pac-Man e sua operabilidade, os jogadores podem experimentar o jogo num nível mais profundo, escolhendo sua própria fase pelo mundo, encontrando terrenos interessantes e compartilhando suas descobertas".

(Fonte: Vivi Werneck - Tecnoblog) - 14/09/2020
VERO INTERNET INVESTE R$ 15 MI EM BACKBONE PRÓPRIODA REDAÇÃO

A rede de longa distância regional e nacional tem 1,4 mil quilômetros e capacidade de 4Tbps. Será iluminada em outubro,ligando as operações da empresa em Minas Gerais a RJ e SP.

A Vero Internet irá aumentar sua rede de conectividade por meio de um backbone dedicado e implementado em parceria com fornecedores estratégicos. A partir de outubro, a companhia contará com uma rede própria de fibra óptica de longa distância regional e nacional, com 1.417 km de fibras. O objetivo é conectar diretamente todas as 53 cidades atendidas em Minas Gerais aos principais geradores de conteúdo, datacenters e fornecedores em São Paulo e Rio de Janeiro.

Com investimento de R$ 15 milhões, o backbone, que possui alta capacidade, chegando a 4Tbps de transmissão, será protegido por rotas distintas e caminhos subterrâneos. “Com o novo sistema, teremos uma evolução tecnológica, melhorando a qualidade de rede e da experiência dos nossos clientes, com capacidade de crescimento e ganho de escala e velocidade, além de redução dos custos operacionais, pois não haverá dependência de terceiros para o fornecimento de rede”, afirma Fabiano Ferreira, diretor-presidente da Vero.

A rede regional irá conectar as cidades mineiras de Juiz de Fora, Santos Dumont, Barbacena, Carandai, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Jeceaba, Belo Horizonte, Betim, Itauna, Divinópolis, Pará de Minas, Nova Serrana e Bom despacho a São Paulo e ao Rio de Janeiro.

“O novo backbone servirá também para a nossa operação nacional que pretendemos atender, por meio do crescimento orgânico, com a cobertura em mais cidades em todo o Brasil, e também por fusões ou aquisições, pois nossa intenção é chegar a 200 cidades até 2023”, complementa o executivo.

O backbone conta com 1.417 km de fibras conectando MG até SP e RJ por caminhos totalmente distintos. A capacidade inicial de cada cluster será 566% superior à atual. Para promover maior segurança à estrutura, serão criados 12 novos POPs 100% dedicados. Também serão instalados 41 novos elementos em várias camadas de rede: DWDM, Roteadores e Switches. (assessoria de imprensa).

(Fonte: DA REDAÇÃO ) - 14/09/2020
Uber vai pedir RG nas viagens pagas em dinheiro

A medida é uma das atualizações de segurança informadas no evento Uber Destino, que aconteceu nesta quinta-feira, 3.

O Uber anunciou nesta quinta-feira, 3, novas regras de segurança no aplicativo de viagens e de delivery. No evento Uber Destino, promovido anualmente pela plataforma, a empresa afirmou que, em algumas cidades, será necessário apresentar RG para embarcar em viagens pagas em dinheiro. Falou também sobre o aumento do uso de gravação de áudio como recurso de segurança e discutiu o uso de protocolos contra a covid-19.

"A gente entende que a mobilidade foi impactada nesses meses e, conforme as cidades vão abrindo, as pessoas vão reavaliar com cuidado as formas de se locomover. O Uber já possui recursos de segurança como verificação de documentos de motoristas e entregadores, códigos de validação de viagens e detecção de mensagens inapropriadas no chat do app. Em um momento como esse, em que a segurança fica mais em evidência, eu vejo como uma forma de motivação para fazer ainda mais, garantir uma experiência melhor para parceiros e usuários", afirmou Marcelo Azambuja, Diretor do Tech Center da Uber no Brasil, no evento online em que o Estadão esteve presente.

Com foco nos usuários, a empresa decidiu aumentar a checagem de documentos durante as corridas pagas em dinheiro. Agora, o app vai solicitar que o usuário apresente o RG via scanner na plataforma, antes de prosseguir a viagem. O Uber afirmou que o processo não será necessário todas as vezes, já que o documento fica salvo no banco de dados. Caso o usuário apresente um documento falso, não será possível prosseguir a viagem. O recurso estará disponível nas próximas semanas apenas nas cidades de Juiz de Fora, Feira de Santana e Petrópolis. A expectativa é que outros municípois também recebam a ferramenta no futuro.

Já o recurso de gravação de áudio, que estava disponível desde fevereiro em Salvador, Campo Grande, São Luís, Sorocaba e Uberlândia, vai ser levado para todas as cidades do País. A ferramenta permite que usuários e motoristas gravem a conversa durante a corrida e reportem para a equipe de segurança, caso seja necessário. A empresa informou que todos os arquivos são criptografados.

Além disso, o Uber também está lançando o U-Ajuda 2.0. Como um "upgrade" da versão anterior — que informava paradas longas ou inesperadas — agora o novo recurso também vai detectar viagens que forem finalizadas antes do destino. Caso a viagem termine em um endereço diferente do informado, passageiros e motoristas recebem uma notificação para confirmar a parada precoce.

O Uber também apresentou um balanço sobre as ações feitas no País durante a pandemia e como investiu para aumentar a proteção de motoristas e passageiros. "Foram mais de R$ 50 milhões investidos no Brasil, em assistência financeira para os parceiros, centro de higienização em 10 cidades, reembolso de materiais de higiene e kits", explicou Claudia Woods, diretora do Uber no Brasil.

Para o Uber Eats, as novidades ficaram em relação à protocolos de higiene para restaurantes e segurança para entregadores. Segundo Mariana Esteves, gerente sênior de produtos, todos os restaurantes terão uma página especial no app para informar quais os protocolos de higienização estão sendo tomados nos cuidados com a preparação e embalagem de alimentos.

"Com a pandemia, os usuários querem saber mais sobre qual procedimento de higiene e saúde os restaurantes estão tomando. A ferramenta vai conseguir mostrar diretamente para os usuários quais as práticas de segurança e higiene esses restaurantes estão tomando, em uma ação de transparência", afirma.

Um material educativo também será distribuído para entregadores, com protocolos de segurança para evitar acidentes durante o trabalho. De acordo com Mariana, a medida visa manter os parceiros informados e incentivar a precaução durante as entregas.

O Uber informou que todas as mudanças anunciadas serão implementadas nas próximas semanas.

*É estagiária sob supervisão do repórter Bruno Romani

(Fonte: Bruna Arimathea*) - 03/09/2020
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